Acessibilidade / Reportar erro

Estratégias de enfrentamento da violência conjugal: Discurso de mulheres envolvidas com drogas

RESUMO

Objetivo:

Apreender as estratégias de enfrentamento da violência conjugal utilizadas por mulheres envolvidas com álcool e/ou outras drogas.

Métodos:

Estudo qualitativo, que utilizou o referencial teórico das estratégias de enfrentamento propostas por Folkman e Lazarus. Entrevistou-se 19 mulheres com relato de violência conjugal e envolvimento com álcool e/ou outras drogas atendidas em Unidades de Saúde da Família em um município da Bahia, Brasil. Os dados foram sistematizados a partir do Discurso do Sujeito Coletivo.

Resultados:

Diante de um contexto de violência conjugal e envolvimento com drogas, as mulheres confrontam seus companheiros; tentam o diálogo; buscam o suporte familiar e institucional, se responsabilizam e culpabilizam pela agressão sofrida.

Conclusões e implicações para a prática:

As estratégias elencadas poderão embasar ações para prevenção e enfrentamento do fenômeno, sobretudo a partir da articulação intersetorial.

Palavras-chave:
Violência de Gênero; Violência Contra a Mulher; Violência por Parceiro Íntimo; Usuários de Drogas; Enfermagem

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com