Acessibilidade / Reportar erro

Cuidado à criança menor de seis meses no domicilio: experiência da mãe primípara

Resumo

Objetivo:

Compreender como a mãe primípara exerce o cuidado materno ao filho menor de seis meses no domicílio.

Método:

Pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, realizada em uma Unidade de Atenção Primária à Saúde, em Fortaleza/CE, nos meses de maio e junho de 2017. Participaram 20 mães primíparas. Utilizou-se análise temática de conteúdo para análise dos dados.

Resultados:

Da organização dos discursos, obteve-se a categoria Experiência Materna no Cuidado. Percebeu-se que sentimentos de medo e insegurança estavam presentes no cotidiano das entrevistadas, interferindo nos cuidados como banhar e segurar o bebê; a limpeza da cicatriz umbilical era cessada após a queda do coto; bebês dormiam de bruços; dor e estresse contribuíram para insucesso da lactação; experiência prévia no cuidado aos irmãos mais novos influenciava o cuidado materno.

Conclusão e implicações para a prática:

Compreendeu-se que as orientações realizadas pelos enfermeiros são fundamentais para qualificação das mães primíparas na assistência ao filho.

Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde; Recém-Nascido; Puericultura

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com