Acessibilidade / Reportar erro

Proteção: dimensão do cuidado em famílias rurais assentadas

Protección: dimensión del cuidado en familias rurales asentadas

Objetivou-se conhecer as práticas de cuidado em saúde desenvolvidas por uma comunidade rural assentada na região noroeste do Rio Grande do Sul, Brasil.

Método:

Pesquisa qualitativa de vertente etnográfica, utilizando-se o guia habilitador Observação-Participação-Reflexão e entrevista semiestruturada. A análise dos dados ocorreu com base no guia de análise de dados da etnoenfermagem.

Resultados:

Demonstrou-se que o cuidado encontra-se, culturalmente, definido e significa proteção, seja no sistema de cuidado genérico ou profissional. No cuidado genérico, a proteção torna-se uma ferramenta de sobrevivência das famílias e no cuidado profissional abrange ações de apoio e assistência para melhorar o seu bem-estar.

Conclusão:

Evidencia-se que as práticas de cuidado em saúde articulam os sistemas de cuidado popular e profissional, o que indica como necessária a aproximação dos saberes para permitir à enfermagem realizar um cuidado congruente com a cultura.

Enfermagem; Cultura; Cuidados de enfermagem; Assentamentos rurais


Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com