Acessibilidade / Reportar erro

Educação interprofissional nas práticas de integração ensino-serviço-comunidade: perspectivas de docentes da área de saúde

La educación interprofesional en prácticas de integración educación-servicio-comunidad: perspectivas de docentes del área de la salud

Resumo

Objetivo

conhecer os desafios da educação interprofissional nas práticas de integração ensino- serviço-comunidade na perspectiva de docentes da área da saúde.

Método

estudo exploratório descritivo com abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu entre setembro e dezembro de 2021, em uma Instituição de Ensino Superior da região central do Rio Grande do Sul. Os participantes da pesquisa foram onze docentes coordenadores de estágios no âmbito da saúde coletiva. Os dados foram submetidos à Análise Textual Discursiva.

Resultados

os dados apontaram como principais desafios os escassos momentos de integração, o espaço físico restrito nos serviços, a resistência de alguns profissionais em trabalhar em equipe e os horários das práticas acadêmicas. Por outro lado, os programas indutores da formação para o Sistema Único de Saúde e a existência de um grupo colegiado de Saúde Coletiva, se mostraram como estratégias de fomento à educação interprofissional.

Conclusão

conclui-se que a educação interprofissional ainda enfrenta entraves para o seu fortalecimento, contudo, já existem iniciativas que demonstram potencial para a integração ensino-serviço-comunidade.

Implicações para a prática

o estudo pode contribuir para a identificação dos desafios da educação interprofissional e, assim viabilizar estratégias no contexto da formação e do trabalho em saúde, na perspectiva interprofissional.

Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde; Educação em Saúde; Formação Profissional em Saúde; Interprofissionalidade; Sistema Único de Saúde

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com