Acessibilidade / Reportar erro

Associação entre a Enfermagem e a Fonoaudiologia na identificação de risco para disfagia: estudo transversal analítico

Asociación entre Enfermería y Fonoaudiología en la identificación de riesgo de disfagia: estudio transversal analítico

Resumo

Objetivo

investigar e demonstrar a associação entre a avaliação de autopercepção da deglutição realizada pelo enfermeiro e a classificação de risco de disfagia realizada pelo fonoaudiólogo em idosos hospitalizados.

Método

estudo transversal analítico realizado com a aplicação dos instrumentos Eating Assessment Tool e do Protocolo Fonoaudiológico de Avaliação de Risco para Disfagia em 52 idosos em clínica médica, além da coleta de dados sociodemográficos e de condições de saúde. Para a análise estatística foi utilizado o teste exato de Fisher e a regressão logística para a razão de chances.

Resultados

houve a associação (p=0,01) entre a avaliação do enfermeiro e a do fonoaudiólogo, com razão de chances de um idoso hospitalizado exposto ao risco de disfagia pelo Eating Assessment Tool apresentar a alteração no Protocolo Fonoaudiológico de Avaliação do Risco para Disfagia (OR 3,89 IC 95%: 1,10-13,68).

Conclusão e implicações para a prática

os achados apontam que há uma associação entre a avaliação do enfermeiro e a do fonoaudiólogo nas alterações da deglutição e que a Enfermagem poderá atuar na identificação de riscos, prevenção e reabilitação em disfagia.

Palavras-chave:
Deglutição; Disfagia; Enfermagem; Envelhecimento; Equipe multiprofissional

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com