Acessibilidade / Reportar erro

Conhecimento dos enfermeiros da atenção primária à saúde sobre fatores de risco para Lesão Renal Aguda

Conocimiento de las enfermeras de atención primaria de salud sobre los factores de riesgo de lesión renal aguda

RESUMO

Objetivo

Descrever o conhecimento dos enfermeiros sobre a identificação, medidas de prevenção e de autocuidado direcionadas à lesão renal aguda (LRA) em hipertensos e/ou diabéticos na atenção primária à saúde (APS).

Método

Estudo transversal e quantitativo. Amostra constituída de 57 enfermeiros atuantes na APS. Adotou-se questionário semiestruturado para coleta de dados. Realizou-se análise descritiva e inferencial. Considerou-se significativo resultado com p≤0,05.

Resultados

O perfil dos enfermeiros era jovem (idade 42± 9 anos) e tempo de exercício profissional de 9±6 anos. O conhecimento sobre aspectos gerais relacionados a LRA mostrou-se abaixo da média (48±19 pontos), embora, uma maioria, tenha descrito o conceito corretamente 41 (71,9%). Os fatores de risco relacionados à LRA foram majoritariamente: exposição às drogas 56 (98,2%) e diabetes mellitus 49 (86%). O tempo de atuação na APS aliado ao conhecimento insuficiente sobre alteração do valor da creatinina sérica implicou na decisão sobre a necessidade de encaminhamento ao nefrologista (p=0,004).

Conclusões e implicações para a prática

O conhecimento dos enfermeiros mostrou-se insuficiente para reconhecimento dos fatores de risco, prevenção e autocuidado da doença renal. Evidencia-se, portanto, a necessidade de capacitação dos enfermeiros da APS para otimizar a identificação precoce da LRA, evitando progressão e cronificação dessa doença.

Palavras-chave:
Lesão Renal Aguda; Cuidados de Enfermagem; Conhecimento; Atenção Primária à Saúde

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com