Acessibilidade / Reportar erro

Enfermeira de saúde pública modelo vanguardista de cuidados na Espanha

Resumo

Objetivo

analisar a figura da enfermeira visitadora espanhola no período de 1921 a 1953.

Método

estudo histórico-social, qualitativo, a partir de fontes documentais primárias e secundárias. Utilizou-se o Modelo Estrutural Dialético de Atenção (MEDC) como suporte ao processo de gerenciamento e análise de dados.

Resultados

as enfermeiras visitadoras espanholas tinham o título de especialistas em saúde pública, adquirido no Bedford College, na Inglaterra, ou na Fundação Rockefeller, nos Estados Unidos. Atuavam em ambientes rurais e urbanos, realizando seu trabalho em Centros de Higiene Rural Primários e Secundários, locais onde educavam a população sobre as regras de higiene pessoal e de saúde pública.

Conclusão e implicações para a prática

a enfermeira visitadora espanhola conseguiu expandir a educação em saúde em todo o país, promover hábitos higiênicos e nutricionais para a população em geral, reduzir a incidência de doenças infectocontagiosas e promover reformas sanitárias iniciadas no início do século XX. Atualmente, a figura da enfermeira visitadora pode ser considerada como precursora da enfermeira especialista em cuidados familiares e comunitários.

Palavras-chave:
Cuidados de Saúde; Enfermeiras Visitadoras; Enfermagem; Saúde Pública

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com