Acessibilidade / Reportar erro

Autocuidado de catadores de material reciclável: ações de Enfermagem à luz da Pesquisa Convergente-Assistencial

Evaluación de los atributos de la Atención Primaria a la Salud desde la perspectiva de los adultos mayores

Resumo

Objetivo

promover o autocuidado de catadores de material reciclável a partir da aplicação da Teoria dos Déficits de Autocuidado.

Método

Pesquisa Convergente-Assistencial realizada com catadores de material reciclável de duas associações de reciclagem do Sul do Brasil. Os dados foram produzidos por meio de observação participante, entrevistas semiestruturadas e grupos de convergência. Os dados foram analisados segundo os passos propostos pelo método: apreensão, síntese, teorização e transferência.

Resultados

os participantes possuíam ações deliberadamente empreendidas e motivações para o autocuidado. No entanto, apresentaram déficits relacionados, principalmente, a hábitos que os expunham aos riscos ocupacionais. Nas ações grupais de apoio-educação, os participantes discutiram seus déficits de autocuidado e estratégias para mitigá-los. A pesquisa possibilitou mudanças no cenário laboral, no entanto, alguns déficits de autocuidado persistiram.

Conclusões e implicações para a prática

pondera-se que mudanças profundas exigem ações permanentes para transformações das iniquidades sociais. No entanto, o Sistema de Enfermagem apoio-educação possibilitou mudanças positivas no autocuidado dos catadores, o que corrobora a contribuição teórico-prática da teoria para o cuidado de Enfermagem.

Palavras-chave:
Autocuidado; Catadores; Enfermagem; Saúde do Trabalhador; Teoria de Enfermagem

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com