Acessibilidade / Reportar erro

Grupo de gestantes e/ou casais grávidos: um processo de construção coletiva (1996-2016)

RESUMO

Objetivo:

Compreender como se instituiu o processo de construção do Grupo de Gestantes e/ou Casais Grávidos na Universidade Federal de Santa Catarina, no período de 1996 a 2016.

Método:

Pesquisa qualitativa de natureza histórico-social, envolvendo nove profissionais de saúde que participaram do grupo de gestantes e/ou casais grávidos neste período. A coleta de dados aconteceu entre fevereiro e maio de 2017. A análise de dados foi guiada pela Teoria do Autocuidado de Orem e pela técnica de análise de conteúdo de Bardin.

Resultados:

O processo de construção do grupo de gestantes teve forte influência das políticas públicas de saúde da época, da maternidade do Hospital Universitário e sua filosofia assistencial. Igualmente, foi criado a partir da necessidade de orientação às gestantes e seus acompanhantes para lidar com o processo gravídico-puerperal, na perspectiva de um trabalho multidisciplinar e integral estimulando o autoconhecimento e o autocuidado.

Conclusão:

O grupo surgiu como projeto de extensão fortalecido por políticas públicas de saúde, suas evidências científicas e pela filosofia assistencial de uma maternidade-escola. O processo de construção do grupo envolveu um conjunto de ações, planejamento e execução de atividades construindo um espaço educativo, gratuito, com troca de experiência mútua e aberto a comunidade.

Palavras-chaves:
Educação em Saúde; História; Políticas de Saúde; Gestante; Cuidado Pré-Natal

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com