Acessibilidade / Reportar erro

Adversidades vivenciadas por profissionais na Atenção Primária à Saúde: implicações para os sentidos do trabalho

Resumo

Objetivo:

Apreender as vivências de adversidade na Atenção Primária à Saúde e respectivas implicações para os sentidos do trabalho dos profissionais participantes.

Métodos:

Estudo de caso único, de natureza qualitativa, com 62 profissionais atuantes na Estratégia Saúde da Família, cujos dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e técnica do gibi e analisados pela análise de conteúdo temática, com auxílio do software Atlas ti, versão 7.

Resultados:

Emergiram as categorias: Vivências de adversidades na Estratégia Saúde da Família e Implicações das adversidades para os sentidos do trabalho dos profissionais. Nestas categorias foram apontados aspectos ligados às condições inadequadas de trabalho, à questão salarial, ao excesso de demandas e aos conflitos interpessoais que proporcionaram implicações negativas aos sentidos do trabalho em equipe, à satisfação e utilidade do trabalho.

Conclusão:

Foi possível apreender as vivências de adversidades no ambiente laboral e respectivas implicações aos sentidos do trabalho que podem comprometer a atuação dos profissionais.

Implicações para prática:

O estudo pode subsidiar a reflexão sobre as estratégias que viabilizem a redução das adversidades no ambiente laboral, contribuindo para benefícios à saúde do trabalhador e cuidado de qualidade à população.

Palavras-chave:
Ambiente de Trabalho; Atenção Primária à Saúde; Estratégia Saúde da Família; Profissionais de Saúde

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com