Resumo
Objetivo:
Desenvolver e validar o serious game e-Baby: integridade da pele junto a um painel de experts.
Método:
Pesquisa metodológica contemplando as etapas de desenvolvimento: definição de escopo, formato do jogo e suas funcionalidades, descrição do roteiro e comunicação com desenvolvedores, prototipagem com avaliação e produção; e validação junto a quatro experts utilizando o instrumento Heuristic Evaluation for Digital Educational Games.
Resultados:
O Serious game foi construído em 3D, com multimídia, incluindo animações e conteúdo embasado cientificamente. Validado pelos experts em todas as heurísticas, dentre os 36 itens analisados, 18 (50%) foram considerados isentos de problemas, sendo que em nenhum dos itens houve mais que 25% de problemas classificados nos níveis 3 e 4, segundo a classificação de Nielsen.
Conclusão e implicações para a prática:
O serious game é uma tecnologia educacional do tipo simulação virtual, validado, e com potencial para contribuir com a aprendizagem e a prática baseada em evidências.
Palavras-chave:
Tecnologia Educacional; Saúde da Criança; Recém-Nascido Prematuro; Prática Clínica Baseada em Evidências