Resumo
Objetivo
refletir sobre os atos administrativos do Ministério da Educação do Brasil relacionados ao Estágio Curricular Supervisionado na área da saúde durante a pandemia do COVID-19 e as repercussões na enfermagem.
Método
estudo com abordagem teórico - reflexivo, com base na literatura sobre Estágio Curricular Supervisionado no Brasil, tendo como referencial oito portarias governamentais na área da educação que se apresentam como medidas resolutivas para o enfrentamento aos desafios do contexto da pandemia.
Resultados
foram explicitadas as intencionalidades subjacentes aos atos administrativos do Ministério da Educação, as lacunas, fragilidades e desafios na realidade do Estágio Curricular frente aos cenários das práticas de ensino no contexto da pandemia e as possibilidades de atividades remotas.
Considerações finais e repercussões para a prática
espera-se que as mudanças, incertezas e desafios, destacados neste estudo, despertem cautela na tomada de decisão e condução de alternativas de adequações para o Estágio Curricular Supervisionado em enfermagem no contexto de pandemia e no percurso pós-pandemia.
Palavras-chave:
Qualidade da Educação em Enfermagem; Estágio Curricular Supervisionado; Pandemia