Acessibilidade / Reportar erro

Formação de enfermeiros e estratégias de ensino-aprendizagem sobre o tema da espiritualidade

Formación de enfermeros y estrategias de enseñanza-aprendizaje sobre el tema de la espiritualidad

RESUMO

Objetivo

investigar se e como o tema da espiritualidade foi abordado na formação de enfermeiros que atuam em cuidados paliativos.

Método

estudo qualitativo, realizado com 34 enfermeiros de um hospital de tratamento de câncer do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados em 2019, por meio de entrevista semiestruturada. A análise foi lexical por meio do software Alceste.

Resultados

os enfermeiros reconhecem a necessidade de abordagem da espiritualidade no cuidado, mas as lacunas ou insuficiência de abordagem na formação dificultam sua aplicação na prática. Para supri-las, estratégias são aplicadas na educação permanente nos serviços.

Conclusão e implicações para a prática

o não preparo formal e técnico para a abordagem e oferta de cuidados à dimensão espiritual dos pacientes comprometem a realização do cuidado integral. A educação permanente mostrou ser a única possibilidade de preparar os enfermeiros para o cuidado a esta dimensão. Desvela-se a importância da abordagem da espiritualidade e os impactos para a saúde e o cuidado, mormente no campo dos cuidados paliativos, o que a torna transversal e necessária na formação profissional.

Palavras-chave:
Enfermagem; Espiritualidade; Educação em Enfermagem; Educação Continuada; Cuidados de Enfermagem

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com