Acessibilidade / Reportar erro

Atenção integral fragmentada a pessoa estomizada na rede de atenção à saúde

Atención integral fragmentada a la persona ostomizada en la red de atención a la salud

RESUMO

Objetivo

Identificar as ações de cuidado multiprofissional efetivadas ao estomizado do pré- operatório ao acompanhamento após a alta hospitalar.

Método

Estudo descritivo de abordagem qualitativa, desenvolvido no Sul do Brasil. Incluem-se pacientes com diagnóstico médico de câncer colorretal, em uso de ileostomia ou colostomia. Coleta de dados em 2018, que se deu por meio de entrevista semiestruturada. Sortearam-se os participantes. Análise de dados de acordo com Minayo. Aspectos éticos respeitados.

Resultados

Participaram 15 indivíduos. Identificou-se que os cuidados pré, pós-cirúrgico e após a alta hospitalar são fragmentados. Ainda, o estomizado encontra fragilidades no atendimento recebido na Atenção Primária à Saúde, sendo referenciado para o serviço especializado.

Conclusões e implicações para a prática

O indivíduo não recebe assistência adequada em sua nova condição e é no serviço especializado que são realizados cuidados que contemplam aspectos físicos e psicológicos. Os resultados podem contribuir para os profissionais e gestores em saúde, no intuito de discutir e propor ações que garantam a continuidade da atenção e a qualidade do cuidado na rede de atenção à saúde.

Palavras-chave:
Estomia; Assistência integral à saúde; Atenção primária à saúde; Serviços de saúde

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com