Acessibilidade / Reportar erro

Violência sexual contra mulheres: uma análise das notificações no Espírito Santo, Brasil

Violencia sexual contra las mujeres: un análisis de las notificaciones en Espírito Santo, Brasil

Resumo

Objetivo

Estimar a frequência e os fatores associados à violência sexual contra mulheres no Espírito Santo.

Métodos

Estudo transversal realizado a partir de dados notificados entre 2011 e 2018 no Sistema de Informação de Agravos de Notificação. A análise multivariada foi conduzida por meio da regressão de Poisson, com variância robusta.

Resultados

A frequência de violência sexual foi de 15,6%, sendo maior a ocorrência em crianças; pessoas sem deficiências e/ou transtornos; residentes em área urbana; com agressor único, desconhecido, do sexo masculino e sem suspeita de uso de álcool. A residência foi o local de maior ocorrência e o caráter de repetição esteve presente.

Conclusão e implicações para a prática

A violência sexual contra mulheres apresentou alta frequência no estado. Os resultados reforçam a associação desse agravo com características da vítima, do agressor e do evento, evidenciando a vulnerabilidade das crianças e o espaço doméstico como um cenário de grande frequência desse agravo.

Palavras-chave:
Delitos Sexuais; Notificação; Saúde da Mulher; Violência; Violência contra a mulher

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com