Acessibilidade / Reportar erro

Conhecimento e atitudes sobre o Papilomavírus humano e a vacinaçãoa a Artigo extraído da dissertação de Mestrado "Construção e validação de vídeo educacional para adesão à vacinação do Papilomavírus humano", defendida em 2016, no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco.

Resumo

Objetivo:

Desvelar o conhecimento e atitudes de meninas, mães, professores e profissionais da saúde sobre o Papilomavírus humano e a vacinação.

Método:

Estudo qualitativo, realizado por meio de grupos focais, nas escolas públicas de ensino fundamental e unidades de saúde do Distrito Sanitário IV de Recife-PE, entre junho e julho de 2015. A amostra foi de seis escolares, dez adolescentes, nove mães, dez professores, 13 profissionais da saúde e sete agentes comunitários de saúde. As falas foram analisadas pela técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), utilizando o software Qualiquantisoft, versão 1.3c.

Resultados:

Dos DSC, emergiram quatro categorias: entendimento controverso sobre o HPV; transmissibilidade do vírus HPV; conhecimento adequado sobre a vacina; e educação em saúde.

Considerações finais:

Diferentes níveis de conhecimento - dúvidas e concepções errôneas - sobre o assunto foram desvelados. Porém, as atitudes foram favoráveis à adesão à imunização. Realidades que precisam ser problematizadas na prática educativa do enfermeiro.

Palavras-chave:
Conhecimento; Atitude; HPV; Vacinação; Enfermagem

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com