Acessibilidade / Reportar erro

Repercussões psíquicas em mães de crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus

Repercusiones psíquicas en madres de niños con síndrome congénito por el virus del Zika

RESUMO

Objetivo

investigar as repercussões psíquicas em mães de crianças com complicações decorrentes da Síndrome Congênita pelo Zika Vírus.

Método

Estudo transversal com abordagem mista sequencial em duas etapas, realizado em uma Regional de Saúde de um estado do Nordeste. Participaram da primeira etapa da investigação, referente à aplicação do Self-Reporting Questionnaire, 15 mães. Na segunda etapa, foram realizadas entrevistas com 13 mães. A análise se deu por meio de um software estatístico (etapa 1) e pela técnica de análise de conteúdo (etapa 2).

Resultados

Observou-se que 10 mulheres apresentaram resultado positivo para o sofrimento mental. Na etapa qualitativa, destacaram-se nos relatos: o medo da perda/morte ou não evolução do quadro da criança, a exaustão física e psicológica em decorrência dos cuidados contínuos e o aparecimento/agravamento de conflitos que repercutem negativamente na dinâmica familiar.

Conclusão e implicações para prática

Os resultados apontam a necessidade de ações de educação em saúde, de modo a viabilizar troca de saberes, práticas e experiências; oferta de apoio psicossocial básico e fortalecimento de redes de apoio no sistema formal e informal de saúde, visando criar/ampliar equipamentos para auxiliar no autocuidado e empoderamento das identidades e potencialidades destas mulheres.

Palavras-chave:
Zika Vírus; Microcefalia; Mães; Saúde Mental

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com