Resumo
Objetivo
descrever a experiência da equipe de saúde na implementação de um fluxograma em Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) durante a pandemia da COVID-19.
Método
estudo descritivo com relato de experiência sobre a implementação de um fluxograma de atendimento durante a pandemia da COVID-19, em uma UPA no Ceará, entre os meses de março a julho de 2020, onde estiveram envolvidos em torno de 116 profissionais, realizando as ações do tipo: cadastro, classificação de risco, avaliação clínica, exame físico, notificação imediata, coleta de exames laboratoriais, coleta de swab de nasofaringe, internação e inserção na central de regulação de transferência, com base no Ministério da Saúde(MS).
Resultados
o aumento dos casos da COVID-19 trouxe a necessidade de reorganizar o fluxo de atendimento nos serviços de saúde, e uma das estratégias realizadas nas UPAs, ocorreu por meio da implementação de um fluxograma que garantisse a agilidade na dinâmica da assistência prestada ao usuário com os sintomas respiratórios, permitindo o manejo clínico e a aplicação das medidas sanitárias adequadas, conforme rege o MS, bem como o diagnóstico precoce dos casos de infecção pelo novo coronavírus.
Conclusão e implicações para a prática
a implementação do fluxograma agilizou a identificação de possíveis casos positivos, reduziu o tempo para o início do atendimento a este paciente, e a exposição do paciente e do profissional de saúde.
Palavras-chave:
COVID-19; Emergência; Equipe de Saúde; Sistema Único de Saúde; Urgência