Acessibilidade / Reportar erro

Consumo de drogas entre pessoas idosas e a redução de danos: reflexão a partir da complexidade

El consumo de drogas en la tercera edad y la reducción de daños: reflexiones sobre la complejidad

RESUMO

Objetivo:

Refletir acerca da Redução de Danos entre pessoas idosas que consomem drogas, sob a ótica da complexidade de Morin.

Métodos:

Estudo teórico filosófico que utilizou os sete princípios orientadores de um pensamento vinculativo que lida com a incerteza e estão em constante processo de construção: sistêmico ou organizacional, hologramático, retroatividade, recursividade, autonomia-dependência, dialógico e da reintrodução do sujeito cognoscente em todo conhecimento.

Resultados:

Faz uma relação entre alguns princípios norteadores da Redução de Danos e os comportamentos das pessoas idosas que consomem drogas, refletindo-se a partir de indagações e provocações constituídas por características antagônicas e complementares.

Conclusões:

O referencial da complexidade, permitiu dialogar sobre a pluralidade de concepções que permeiam a vida das pessoas idosas que consomem drogas e que apresentam práticas antagônicas e discordantes, que o Programa de Redução de Danos procura entender e respeitar, sem propor comportamentos que se julgam adequados e a abstinência do consumo.

Palavras-chave:
Idoso; Usuários de drogas; Dinâmica Não Linear; Enfermagem

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com