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A comunicação como estratégia para manutenção da acreditação hospitalar a a Este estudo recebeu financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), bolsa de doutorado à autora Elana Maria Ramos Freire.

RESUMO

Objetivo:

analisar as estratégias de comunicação adotadas por um Hospital Geral, que colaboram para manutenção da acreditação com excelência.

Método:

estudo de caso de um Hospital Privado de Belo Horizonte, Brasil, acreditado com excelência. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado e análise de documentos institucionais. As entrevistas foram transcritas na íntegra e submetidas à análise de conteúdo.

Resultados:

a acreditação provocou mudanças organizacionais e comportamentais que inicialmente geraram insegurança e resistência nos colaboradores. O desenvolvimento de estratégias para melhoraria da comunicação interna contribuiu para uniformidade das informações e maior compreensão por parte dos profissionais sobre suas ações, promovendo, assim, mudanças nas atitudes dos trabalhadores, tornando-os engajados e envolvidos com o processo.

Conclusão:

a comunicação assume papel de destaque para consolidação da acreditação hospitalar e deve ser estratégia prioritária para alcance e manutenção da mesma, visando à qualidade assistencial e a segurança do paciente.

Palavras-chave:
Acreditação; Hospitais; Comunicação; Estratégias; Gestão da Qualidade.

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