As ciências da saúde, em geral, e a enfermagem, em particular, assistem a um movimento profícuo de produção científica e tecnológica que tem contribuído, indubitavelmente, para a melhoria dos cuidados prestados à população nos diferentes níveis de prevenção.11 Baixinho CL, Presado H, Ferreira Ó, Costa AP. Qualitative research and knowledge transfer: from project to decision-making? Rev Bras Enferm. 2019 fev;72(1):1-2. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.20197201. PMid:30916260.
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Todavia, os ganhos obtidos, os resultados das pesquisas, demoram a ser introduzidos na clínica, e os autores advogam a emergência de um novo paradigma que promova a utilização, rápida e segura, destes para a tomada de decisão.22 Baixinho CL, Costa AP. From the hiatus in the theory - practice discourse to the clinic based on the uniqueness of knowledge. Esc Anna Nery. 2019 jul 15;23(3):e20190141. http://dx.doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2019-0141.
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A transferência do conhecimento para a clínica não é um assunto propriamente recente no debate acadêmico e público sobre o tema. Nos últimos anos, os investigadores têm sido confrontados com desafios complexos, desde o desenho até a utilização dos resultados dos seus estudos que não possibilitam a sua apropriação pela práxis. Os entraves à introdução da evidência são heterogêneos e prendem-se a questões metodológicas e éticas, rigor científico, capacidade de execução do projeto, dificuldades no financiamento da pesquisa, pertinência e utilidade diante das necessidades e políticas de saúde, eficácia na comunicação e divulgação e falta de uma cultura científica de trabalho colaborativo para o desenvolvimento de produtos que promovam a introdução dos resultados nos contextos.11 Baixinho CL, Presado H, Ferreira Ó, Costa AP. Qualitative research and knowledge transfer: from project to decision-making? Rev Bras Enferm. 2019 fev;72(1):1-2. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.20197201. PMid:30916260.
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2 Baixinho CL, Costa AP. From the hiatus in the theory - practice discourse to the clinic based on the uniqueness of knowledge. Esc Anna Nery. 2019 jul 15;23(3):e20190141. http://dx.doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2019-0141.
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-33 Cabral IE, Egry EY, Barbosa DA. Integrity and ethics in research and scientific communication: issues for Nursing considerations. Rev Esc Enferm USP. 2015 out;49(5):710-5. http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420150000500001. PMid:26516738.
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Concorda-se que a defesa de uma cultura científica baseada em boas condutas implica a necessidade de articular os princípios de honestidade, confiabilidade, imparcialidade, independência, comunicação rigorosa, zelo e justiça com a produção e comunicação da ciência,33 Cabral IE, Egry EY, Barbosa DA. Integrity and ethics in research and scientific communication: issues for Nursing considerations. Rev Esc Enferm USP. 2015 out;49(5):710-5. http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420150000500001. PMid:26516738.
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mas nota-se a emergência de utilizarem-se os resultados para o bem comum, quebrando o relativo isolamento social do empreendimento científico.44 Camargo Jr KR. In order to defend science, it is necessary to make it accessible, intelligible and meaningful. Physis. 2018 ago 13;28(2):e280202. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312018280202.
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A proliferação da investigação, tanto por investigadores peritos como por iniciantes no nível da formação pós-graduada, induz-nos à reflexão sobre dois aspetos centrais: 1) O desenho de estudo e o desenvolvimento da investigação preveem, atempada e rigorosamente, os benefícios para a prática clínica e a sua transferência? e 2) Após a publicação/divulgação dos resultados qual o trabalho efetuado para introduzir o novo conhecimento nos contextos?.
Numa tentativa de autorresposta, somos tentados a concordar que o incentivo à publicação enfatiza o diálogo do produtor do conhecimento com os seus pares,44 Camargo Jr KR. In order to defend science, it is necessary to make it accessible, intelligible and meaningful. Physis. 2018 ago 13;28(2):e280202. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312018280202.
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deixando a introdução dos resultados na práxis, na melhor das hipóteses, para uma segunda fase.11 Baixinho CL, Presado H, Ferreira Ó, Costa AP. Qualitative research and knowledge transfer: from project to decision-making? Rev Bras Enferm. 2019 fev;72(1):1-2. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.20197201. PMid:30916260.
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,22 Baixinho CL, Costa AP. From the hiatus in the theory - practice discourse to the clinic based on the uniqueness of knowledge. Esc Anna Nery. 2019 jul 15;23(3):e20190141. http://dx.doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2019-0141.
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,44 Camargo Jr KR. In order to defend science, it is necessary to make it accessible, intelligible and meaningful. Physis. 2018 ago 13;28(2):e280202. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312018280202.
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O exposto conduz à inevitável reflexão de que a atividade de disseminação da ciência enfrenta desafios singulares44 Camargo Jr KR. In order to defend science, it is necessary to make it accessible, intelligible and meaningful. Physis. 2018 ago 13;28(2):e280202. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312018280202.
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para que se consiga a almejada prática baseada na evidência com uma tomada de decisão alicerçada no conhecimento. A produção não pode ficar encarcerada nas bases de dados e no fator de impacto das revistas especializadas. Precisa ser introduzida nos contextos de prática clínica onde os utilizadores (profissionais de saúde) e os consumidores finais (clientes dos cuidados de saúde) possam beneficiar-se dela. Só assim o aumento do conhecimento é acompanhado pelo acréscimo do letramento da população em ciência.
Este editorial é uma instigação aos investigadores, sobretudo aos peritos, para incluírem, na reflexão sobre a sua credibilidade científica, os aspetos do uso dos seus estudos e como eles estão, ou poderiam estar, melhorando as práticas de cuidados.
Os desafios éticos, econômicos e sociais que a ciência enfrenta obrigam a que a credibilidade científica seja acompanhada por benefícios sociais e humanos. Por isso, cogitar da credibilidade científica, nas suas diferentes dimensões, implica um trabalho colaborativo e estratégico, com a formação de alianças internas com a ciência, e externas com a população em geral.44 Camargo Jr KR. In order to defend science, it is necessary to make it accessible, intelligible and meaningful. Physis. 2018 ago 13;28(2):e280202. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312018280202.
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Referências
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1Baixinho CL, Presado H, Ferreira Ó, Costa AP. Qualitative research and knowledge transfer: from project to decision-making? Rev Bras Enferm. 2019 fev;72(1):1-2. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.20197201 PMid:30916260.
» http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.20197201 -
2Baixinho CL, Costa AP. From the hiatus in the theory - practice discourse to the clinic based on the uniqueness of knowledge. Esc Anna Nery. 2019 jul 15;23(3):e20190141. http://dx.doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2019-0141
» http://dx.doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2019-0141 -
3Cabral IE, Egry EY, Barbosa DA. Integrity and ethics in research and scientific communication: issues for Nursing considerations. Rev Esc Enferm USP. 2015 out;49(5):710-5. http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420150000500001 PMid:26516738.
» http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420150000500001 -
4Camargo Jr KR. In order to defend science, it is necessary to make it accessible, intelligible and meaningful. Physis. 2018 ago 13;28(2):e280202. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312018280202
» http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312018280202
Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
06 Abr 2020 -
Data do Fascículo
2020
Histórico
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Recebido
09 Jan 2020 -
Aceito
09 Fev 2020