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Construção e validação de tecnologia educacional para promoção do aleitamento materno no período neonatala a Artigo extraído do estudo em andamento “Efetividade de uma intervenção educativa por telefone na promoção do aleitamento materno no período neonatal”, coordenado por Maria Augusta Rocha Bezerra.

Construcción y validación de tecnología educativa para promover la lactancia materna en el período neonatal

Resumo

Objetivo

Este estudo teve como objetivos construir e validar um pacote de mensagens de texto e figuras para promoção do aleitamento materno no período neonatal.

Métodos

tratou-se de um estudo metodológico, realizado em quatro etapas: revisão integrativa da literatura, construção de pacote de mensagens e figuras, análise de legibilidade e validação de conteúdo e aparência. Para validação, participaram 11 juízes com expertise em aleitamento materno. O critério para validação foi concordância superior a 80%, analisada por meio dos índices de validação de conteúdo e aparência.

Resultados

a versão final do pacote de mensagens e figuras apresentou índice de validade de conteúdo de 0,86, índice de validade de aparência de 0,85 e validade convergente com correlação de 0,73 entre o conteúdo e a aparência (p<0,01).

Conclusões e implicações para a prática

o pacote de mensagens de texto e figuras foi considerado válido em conteúdo, aparência e convergência para promoção do aleitamento materno, no período neonatal, constituindo tecnologia educacional adequada para ser compartilhada via mensagens telefônicas, com intuito de se aproximar das nutrizes, ajudando-as a reagir frente aos problemas comuns no período neonatal.

Palavras-chave:
Tecnologia da Informação; Aleitamento Materno; Tecnologia Educacional; Estudo de Validação, Educação em Saúde

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