Resumo
Objetivo: Avaliar a pertinência e eficácia da tecnologia socioeducacional de videodebate como estratégia no cultivo do envelhecimento ativo.
Método: Pesquisa Convergente Assistencial realizada com dezesseis usuários idosos de uma Unidade Básica de Saúde de Belém, para implementar a tecnologia, selecionando-se vídeos encontrados no YouTube os quais foram apreciados e debatidos, buscando-se articular o enredo de cada vídeo com fatores determinantes do envelhecimento ativo, com princípios da educação permanente e com experiência de vida dos idosos participantes.
Resultados: Dos debates, emergiram categorias: "aprender a conhecer a si mesmo", "aprender a fazer diferente", "aprender a conviver com o outro", "aprender a ser melhor". O videodebate permitiu mudanças, entre outras, as comportamentais nos domínios nutrição e relacionamento, avaliadas pela escala de estilo de vida, pré/pós videodebate.
Conclusão: Essa tecnologia mostrou-se eficaz e pertinente porque permitiu aos idosos refletirem em grupo, compartilhando idéias, aprendendo juntos e construindo novas estratégias para o envelhecer ativo.
Palavras-chave: Educação em Saúde; Tecnologia Socioeducacional; Videodebate; Idosos; Enfermagem