Resumo
Objetivo
descrever as atividades dos enfermeiros na transição do cuidado à puérpera da atenção hospitalar para os demais serviços da Rede de Atenção à Saúde.
Método
pesquisa exploratório-descritiva, desenvolvida no alojamento conjunto de um hospital universitário federal na região Sul do Brasil. Os dados foram coletados remotamente, entre novembro e dezembro de 2020, por meio de um questionário semiestruturado via plataforma eletrônica SurveyMonkey com cinco enfermeiros e quatro enfermeiros residentes. A análise seguiu a estrutura de conteúdo de Bardin, com apoio do software Qualitativa Data Analysis Miner.
Resultados
as atividades desenvolvidas pelos enfermeiros na transição do cuidado à puérpera incluíram as orientações de alta e ações educativas às puérperas. Elementos como a falta de comunicação entre os profissionais do alojamento conjunto e dos demais serviços da Rede de Atenção à Saúde e a sobrecarga de trabalho dos enfermeiros foram considerados barreiras para a transição do cuidado à puérpera.
Conclusão e implicações para a prática
apesar de os enfermeiros empreenderem esforços na transição do cuidado à puérpera por meio de orientações e educação para a alta, é essencial o delineamento de estratégias gerenciais, a fim de implementar um conjunto de ações sistematizadas para assegurar a continuidade do cuidado à puérpera.
Palavras-chave:
Alta Hospitalar; Cuidado Transicional; Enfermeiros; Período Pós-Parto; Serviços de Saúde