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Percepções de profissionais de enfermagem acerca da integração do técnico de enfermagem na sistematização da assistência

Percepciones de los profesionales de enfermería sobre la integración del técnico de enfermería en la sistematización de la asistencia

Resumo

Objetivo:

Descrever as percepções de docentes e de profissionais da assistência acerca da integração do técnico de enfermagem na Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE).

Métodos:

Trata-se de estudo descritivo, de abordagem qualitativa. Participaram sete docentes e 13 técnicos de enfermagem vinculados a um hospital universitário do Nordeste brasileiro. A coleta de dados ocorreu a partir da técnica do grupo focal e o conteúdo textual foi submetido à análise lexicográfica.

Resultados:

As percepções dos docentes resultaram na análise de quatro classes: potencialidades da integração do técnico na SAE; entraves e fragilidades; formação dos técnicos; e ensino em serviço como primordial. Quanto às opiniões dos técnicos, três classes foram analisadas: representações subjetivas; potencialidades da SAE; e possibilidades de contribuição do técnico de enfermagem.

Conclusão:

Docentes e profissionais da assistência descrevem as potencialidades da integração do técnico de enfermagem na SAE e a reconhecem como condicionante para efetivação deste método de trabalho.

Palavras-chave:
Enfermagem; Planejamento de Assistência ao Paciente; Processos de Enfermagem; Técnicos de Enfermagem

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