Acessibilidade / Reportar erro

Idoso em tratamento conservador de fratura proximal de fêmur e o cuidado de enfermagem numa perspectiva fenomenológica

Ancianos en tratamiento conservador de fractura proximal de fémur y el cuidado de enfermería en una perspectiva fenomenológica

Resumo

Objetivo:

Desenvolver uma reflexão teórico-filosófica sobre o fenômeno tratamento conservador de fratura proximal de fêmur em idosos e o cuidado de enfermagem à luz da fenomenologia Heideggueriana.

Métodos:

Estudo com base em uma revisão integrativa da literatura, com reflexão teórico-filosófica dos achados à luz do referencial de Martin Heidegger.

Resultados:

Os achados foram organizados e discutidos em duas categorias. A primeira relacionada às adaptações biológicas, psicológicas e sociais do idoso e da família, vivenciando o fenômeno tratamento conservador de fratura proximal de fêmur; a segunda refletindo o cuidado de Enfermagem voltado a esse fenômeno numa perspectiva fenomenológica que auxilia o idoso a migrar da condição de ser-no-mundo para a condição de vir-a-ser no mundo.

Conclusão:

Refletir e compreender os sentidos do idoso e família experienciando esse fenômeno permite ao Enfermeiro oferecer suporte e cuidado específico às necessidades que estes apresentam nessa vivência.

Palavras-chave:
Idoso; Enfermagem; Cuidados de Enfermagem

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com