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Interrelações das Epistemologias do Sul e o cuidado transcultural nas práticas em saúde e Enfermagem

Interrelaciones de Epistemologías del Sur y cuidado transcultural en salud y prácticas de enfermería

Resumo

Objetivo

refletir sobre as interrelações do cuidado transcultural e as Epistemologias do Sul nas práticas em saúde e Enfermagem.

Método

trata-se um de estudo reflexivo, com base em uma revisão narrativa da literatura, destacando os conceitos da linha abissal, ecologia dos saberes e descolonização do saber do referencial das Epistemologias do Sul.

Resultados

após a análise reflexiva do material emergiram três eixos reflexivos, a saber: Populações ao Sul da linha abissal; Ecologia dos saberes e a interculturalidade; e Descolonização do saber nas práticas em saúde e Enfermagem: cuidado culturalmente congruente.

Considerações finais e implicações para a prática

a valorização da cultura de autocuidado de grupos populacionais vulneráveis ao sul da linha abissal é fundamental para oportunizar a visibilidade e a voz, retirados pelo processo de colonização no campo da saúde, fruto da supervalorização do saber biomédico. Observa-se a necessidade do diálogo entre os conhecimentos para a construção de um ambiente de aprendizagem mútua, caracterizado como ecologia dos saberes. Para isso, é preciso o processo de descolonização na perspectiva do pensamento pós-abissal, com a valorização do saber popular, em prol de um cuidado culturalmente congruente. Por fim, na Enfermagem, o referencial da Teoria da Universalidade e Diversidade do Cuidado Cultural instrumentaliza o enfermeiro para planejar e implementar o cuidado transcultural sensível.

Palavras-chave:
Assistência à Saúde; Conhecimento; Diversidade Cultural; Enfermagem Transcultural; Populações Vulneráveis

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