Resumo
Objetivo: Descrever as necessidades do acompanhante da criança hospitalizada durante sua permanência na enfermaria; analisar as estratégias utilizadas pelos acompanhantes para satisfazer estas necessidades.
Métodos: Estudo qualitativo. Utilizaram-se os conceitos da Teoria da Motivação Humana e do Cuidado Familial. A técnica para coleta de dados foi a entrevista não diretiva em grupo e a análise foi temática. Os participantes do estudo foram 11 acompanhantes de criança hospitalizada em um hospital pediátrico localizado na cidade do Rio de Janeiro no ano de 2012.
Resultados: Dos cinco níveis da hierarquia das necessidades humanas básicas, a maioria permaneceu no primeiro nível - necessidades fisiológicas. Para supri-las, os participantes buscam recursos materiais na rede de apoio existente ou construída durante a hospitalização da criança.
Conclusão: Para atender todos os níveis hierárquicos, os acompanhantes devem ser atendidos em suas necessidades, iniciando pelas fisiológicas e de segurança, avançando aos níveis subsequentes, podendo evitar a frustração e o sentimento de impotência.
Palavras-chave: Criança Hospitalizada; Enfermagem Pediátrica; Apoio social