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Repercussões da pandemia no desenvolvimento infantil e nas ações dos visitadores do Programa Criança Feliz a a Trabalho de Conclusão de Curso: “Repercussões da pandemia da COVID-19 no desenvolvimento infantil e nas ações dos visitadores do ‘Programa Criança Feliz’”, de autoria de Layla Caroline Lino da Silva. Curso de Bacharelado em Enfermagem. Centro de Educação e Saúde. Universidade Federal de Campina Grande. Orientadora: Profa. Dra. Nathanielly Cristina Carvalho de Brito Santos. Ano 2022.

Repercusiones de la pandemia en el desarrollo infantil y en la actuación de los visitantes del Programa Niño Feliz

Resumo

Objetivo

apreender as repercussões da pandemia da COVID-19 no desenvolvimento infantil e nas ações de visitadores do Programa Criança Feliz.

Método

pesquisa qualitativa, ancorada na Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano de Bronfenbrenner, com oito visitadoras do referido programa, em uma cidade paraibana. Os dados foram coletados no período de janeiro a junho de 2021, por meio de um roteiro semiestruturado, com entrevistas gravadas e processadas pelo IRAMUTEQ, que posteriormente foram analisadas conforme a Classificação Hierárquica Descendente (método de Reinert), e referencial da Análise de Conteúdo de Bardin.

Resultados

as repercussões da pandemia limitam as ações de promoção do desenvolvimento infantil pelos visitadores, ao dificultar a interação com as famílias cercadas pelo medo de contrair a doença, incorrendo em quebra de vínculo, demora ou ausência de retorno das atividades pelas mesmas, sentimentos como medo, desânimo, frustração, agressividade e apego às telas como barreiras para a continuidade do acompanhamento infantil.

Considerações finais e implicações para a prática

apreender sobre a realidade das repercussões da pandemia da COVID-19 no desenvolvimento de crianças assistidas pelo Programa Criança Feliz, oportunizou refletir sobre as estratégias necessárias para potencializar a prática da Enfermagem nas ações de vigilância e estimulação do desenvolvimento para uma atenção integral à saúde da criança.

Palavras-chave:
COVID-19; Criança; Desenvolvimento Infantil; Pandemias; Visita domiciliar

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