Acessibilidade / Reportar erro

Fenomenologia da Vida no cuidado afetivo de enfermagem na pandemia da COVID-19: um estudo de reflexão

Fenomenología de la Vida en el cuidado afectivo de enfermería en la pandemia COVID-19: un estudio de reflexión

RESUMO

Objetivo

refletir sobre a Fenomenologia da Vida de Michel Henry como abordagem para o cuidado afetivo de Enfermagem em tempos de pandemia de coronavírus.

Método

trata-se de um estudo teórico-reflexivo com base na Fenomenologia da Vida apresentado por Michel Henry, de modo a contribuir com o cuidado de Enfermagem elegendo a dimensão do afeto, de onde derivam os sentimentos, atitudes e ações para o cuidado da vida em tempos de Covid-19.

Resultados

o cuidado de Enfermagem em tempos de coronavírus como cuidado afetivo do sofrimento da vida subjetiva de cada ego, que se revela na sua carne afetiva e por um acolhimento afetivo. Mostrou-se conceitualmente que esse cuidado de vida subjetiva se distingue totalmente da vida objetiva.

Conclusão e implicações para a prática

o valor fenomenológico da afetividade do cuidado de Enfermagem requer uma concepção que contemple a vida como um bem valioso em Si, e respeito do outro.

Palavras-chave:
Filosofia; Vida; Cuidados de Enfermagem; Pandemias; Coronavírus

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com