Acessibilidade / Reportar erro

O centro de convivência para idosos e sua importância no suporte à família e à Rede de Atenção à Saúde

RESUMO

Objetivo:

Conhecer a percepção de familiares de idosos acerca da importância do centro de convivência no suporte à família e à Rede de Atenção à Saúde.

Método:

Estudo qualitativo realizado com 14 familiares de idosos participantes de um centro de convivência. A coleta de dados ocorreu em janeiro de 2016 por meio de entrevistas individuais, às quais foram gravadas, transcritas e submetidas à análise de conteúdo. Os resultados foram discutidos à luz do referencial teórico da Promoção da Saúde.

Resultados:

Para os familiares a participação do idoso no centro de convivência foi uma alternativa de apoio ao cuidado e à institucionalização, proporcionou disponibilidade de tempo para o cuidado de si e para manter ou engajar-se no mercado de trabalho formal e influenciou positivamente as relações familiares.

Conclusão:

O centro de convivência configurou-se como instituição promotora de saúde ao ser corresponsável pelo cuidado dos idosos junto à Rede de Atenção à Saúde e às famílias.

Palavras-Chave:
Idoso; Família; Serviços de Saúde para Idosos; Relações Familiares

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com