Acessibilidade / Reportar erro

Enfermagem de emergência: a atuação do Instituto de Higiene durante a guerra civil brasileira de 1932

Resumo

Objetivos:

analisar e drescrever a atuação do Instituto de Higiene de São Paulo, atual Faculdade de Saúde Pública da USP, na formação de enfermeiros de emergência durante a Guerra Civil brasileira de 1932.

Método:

estudo descritivo, histórico-documental.

Resultados:

ministrado entre 13 de julho a 31 de agosto de 1932, para 383 alunas, em cinco turmas, com média de dez dias de aula. Destaca-se a disciplina Primeiros Socorros aos Feridos de Trincheiras, ministrada pela enfermeira Iracema Niebler. Ao fim do curso, os alunos foram diplomados e compuseram a Lista de Enfermeiras do Quartel do Batalhão Paulista.

Conclusão e implicações para a prática:

a atuação do Instituto de Higiene na formação de civis em enfermeiros de emergência/guerra revelou o alinhamento político institucional com o movimento revolucionário de 1932, como também possibilitou o resgate histórico de uma das primeiras iniciativas de capacitação de enfermeiros práticos para assistência em situações de emergência, durante a mais emblemática Guerra Civil brasileira.

Palavras-chave:
Saúde Pública; Guerras e Conflitos Armados; Capacitação; Enfermagem em Emergência

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com