Acessibilidade / Reportar erro

A ocorrência da tuberculose e sua relação com as desigualdades sociais: Estudo de revisão Integrativa na Base PubMed

Resumo

Objetivo:

Identificar como a literatura apresenta a relação entre a tuberculose e as desigualdades sociais.

Método:

Revisão integrativa em que a combinação dos descritores “tuberculosis” e “social inequity” orientaram a pesquisa de artigos disponíveis no PubMed. Foram identificados 274 artigos e, após a leitura do título e resumo, foram selecionados 13 estudos. O material empírico foi analisado segundo a hermenêutica, com destaque às variáveis relacionadas às desigualdades sociais, buscando-se apreender os principais temas que corporificam a associação entre a tuberculose e as desigualdades sociais.

Resultados:

De modo geral, a literatura apresenta as desigualdades sociais como fatores, que podem interferir na cura e/ou no controle da doença, com destaque para: idade, renda, desemprego, trabalho não qualificado, acesso aos serviços de saúde, entre outros. Não inclui, portanto, uma relação mais profunda entre a organização da sociedade e a produção da doença.

Conclusão e Implicações para a prática:

Requer-se compreensão totalizante do adoecimento por tuberculose, com a finalidade de ampliar intervenções que apoiem o controle e a eliminação da enfermidade e, sobretudo, a redução das desigualdades sociais. A compreensão da tuberculose como uma doença relacionada à determinação social possibilita ampliar as estratégias para o seu enfrentamento.

Palavras-chave:
Enfermagem em Saúde Comunitária; Tuberculose; Desigualdades em Saúde; Iniquidade Social; Saúde Pública

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com