Acessibilidade / Reportar erro

Terminologia especializada de enfermagem para pacientes renais crônicos em hemodiálise

Terminología de enfermería especializada para pacientes renales crónicos en hemodiálisis

Resumo

Objetivos

identificar os termos que representam as necessidades humanas afetadas no paciente renal crônico em hemodiálise; e realizar o mapeamento cruzado destes termos com os já existentes na Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem.

Método

estudo descritivo com abordagem quantitativa, realizado entre os meses de fevereiro a dezembro de 2021, período no qual foi elaborada uma revisão integrativa da literatura para levantamento dos termos que representam as necessidades humanas afetadas no paciente renal crônico em hemodiálise; em seguida, procedeu-se ao mapeamento cruzado destes termos identificados com os termos da CIPE® versão 2019/2020.

Resultados

foram identificados 1.946 termos extraídos dos artigos que fizeram parte da revisão integrativa. Depois do processo de normalização e uniformização, foram excluídos 689 termos, resultando na subsequente composição de 1.257 termos, os quais foram mapeados com os termos da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem versão 2019/2020. Ao final, o banco de termos ficou constituído por 626 termos constantes e 631 termos não constantes.

Conclusão e implicação para a prática

foram identificados os termos relevantes para a prática de enfermagem na assistência aos pacientes renais crônicos em hemodiálise. Os termos serão subsídios para auxiliar o enfermeiro na promoção de uma assistência sistematizada, utilizando-se de uma prática baseada em evidências.

Palavras-chave:
Enfermagem; Pacientes; Processo de Enfermagem; Terapia de Substituição Renal; Terminologia

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com