Acessibilidade / Reportar erro

Erros de enfermagem no processo de medicação: análise de mídia eletrônica televisiva

Resumo

Objetivo:

Analisar divulgações de uma mídia televisiva brasileira acerca dos erros de medicação na enfermagem.

Método:

Pesquisa documental pautada em reportagens audiovisuais divulgadas até dezembro/2016, pelo portal G1, submetidas à categorização do tipo de erro e Análise de Conteúdo Temática de Bardin.

Resultados:

Foram analisados 14 casos de erro de medicação, que totalizaram 25 reportagens. A maioria ocorreu no hospital (n=12); vitimando crianças (n=7) e idosos (n=6); com desfecho fatal (n=10). Na análise qualitativa, emergiram duas categorias temáticas: (1) Identificação do erro de medicação e Reação dos (supostos) envolvidos e (2) Reações, sentimentos e condutas frente ao erro de medicação.

Conclusão e implicações para a prática:

As notícias reportadas demonstram aparente culpabilização de indivíduos e não contemplam os mecanismos e processos falhos que possam ter desencadeado o erro. É preciso associar o gerenciamento de risco às discussões acadêmicas e profissionais, com maior consciência pública sobre a segurança dos pacientes.

Palavras-chave:
Erros de medicação; Mídia audiovisual; Profissionais de enfermagem; Segurança do paciente

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com