Resumo
Objetivo
analisar as experiências das enfermeiras na realização de esfregaços cervicais e outros fatores organizacionais durante uma intervenção educacional assistida por metodologias de b-learning.
Método
estudo qualitativo realizado em San Luis Potosí, México. Participaram 15 enfermeiras. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas semiestruturadas a partir de uma sistematização de experiências. Para a análise das informações, utilizou-se o programa Taguette e metodologias de b-learning como referencial teórico.
Resultados
foram identificadas fragilidades em fatores relacionados com a acessibilidade dos usuários ao serviço, insumos, infraestrutura, biossegurança, capacitação da equipe de saúde, entrega de resultados aos pacientes e conhecimento do programa pelos usuários.
Conclusões e implicações para a prática
o câncer do colo do útero é um problema de saúde pública. A citologia cervical é o teste de triagem mais utilizado; no entanto, existem limitações na qualidade, por isso são propostas ações para aprimorar os conhecimentos e habilidades das enfermeiras que estejam desempenhando essa função. A intervenção educacional foi eficaz para promover o aprendizado integral sobre a realização do esfregaço cervical e permitiu que as enfermeiras compartilhassem suas experiências.
Palavras-chave:
Neoplasias do Colo do Útero; Ensino de Enfermagem; Treinamento em Serviço; Exame Papanicolau; Educação à Distância