Resumo
Objetivo:
Comparar o efeito do emprego da estratégia de simulação combinada à teoria com a simulação, per se, no ganho de autoconfiança em profissionais de enfermagem durante o manejo do paciente em parada cardiopulmonar.
Método:
Estudo quase experimental com pré e pós-testes, abordagem quantitativa. A amostra foi de conveniência e composta de 53 profissionais de enfermagem, divididos em grupo controle e experimental. A estratégia de simulação combinada à teoria foi a intervenção. Utilizou-se questionário estruturado e escala de satisfação e autoconfiança na aprendizagem para a coleta de dados. Resultados com p≤0,05 foram considerados significativos.
Resultados:
Os profissionais eram predominantemente jovens (33,2 ± 6,5 anos). No grupo experimental apesar da percepção relacionada a satisfação ter se mostrado superior, não houve diferença significativa (p=0,1 vs p=0,4). Mas a autoconfiança aumentou significativamente entre os profissionais do grupo experimental em relação ao controle (p=0,007 vs p=0,06).
Conclusão e implicações para a prática:
O nível de autoconfiança dos profissionais de enfermagem para atendimento ao paciente em parada cardiopulmonar melhorou significativamente após emprego da simulação combinada a teoria.
Palavras-chave:
Simulação; Avaliação em Enfermagem; Profissionais de Enfermagem; Satisfação Pessoal; Confiança