RESUMO
Objetivo: Analisar o processo de trabalho da equipe de enfermagem no cuidado de crianças em situação de emergência na perspectiva do acompanhante.
Métodos: Estudo qualitativo, desenvolvido através de entrevista semiestruturada com 20 acompanhantes de crianças atendidas na emergência pediátrica de um hospital no município do Rio de Janeiro, participantes do Programa SOS Emergência. Foi utilizada a Análise Temática para tratamento dos dados.
Resultados: O processo de trabalho de enfermagem tem como base ideológica a rapidez em salvar vidas, a humanização no cuidado através da conversa e da explicação do procedimento à criança e ao acompanhante. Sofre influência dos recursos materiais e físicos disponíveis na unidade hospitalar e da desestruturação da rede de atenção em saúde.
Conclusão: Para complementar o processo de trabalho iniciado na emergência pediátrica, são necessárias orientações de cuidado na alta e acerca da reestruturação da rede de atendimento à criança nos níveis do Sistema Único de Saúde.
Palavras-chave: Serviço Hospitalar de Emergência; Saúde da Criança; Enfermagem Pediátrica