Acessibilidade / Reportar erro

Alcances formativos de atividade extensionista de contação de histórias seguida de intervenção lúdica dirigida

Logros formativos de una actividad narrativa de extensión seguida de una intervención lúdica dirigida

RESUMO

Objetivo

elucidar os alcances formativos aos integrantes de atividade de extensão desenvolvida em unidade pediátrica hospitalar estruturada na contação de histórias e intervenções lúdicas.

Método

estudo qualitativo, apoiado nos referenciais do Interacionismo Simbólico e da Análise Temática Reflexiva. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas únicas junto a nove graduandos, membros de atividade extensionista, desenvolvidas entre junho e julho de 2023, com duração média de 22 minutos.

Resultados

os participantes, estudantes dos cursos de graduação em enfermagem, medicina e pedagogia, apontaram contribuições formativas relacionadas à concepção de criança, hospitalização infantil e do lúdico enquanto tecnologia de cuidado integral. Os seguintes temas surgiram a partir da análise dos dados: “Ampliação da consideração pela criança hospitalizada e seu acompanhante”, “Formação profissional na perspectiva de um atendimento integral”; e “Valorização da incorporação do lúdico como recurso terapêutico”.

Conclusões e implicações para a prática

a atividade extensionista reverberou com reconhecimento e motivação para a adoção da contação de histórias e do lúdico na interação com a criança hospitalizada. Provocou ainda reflexões acerca do perfil profissional projetado na direção de compromisso e garantia ao cuidado humano e integral no âmbito da hospitalização infantil.

Palavras-chave:
Conhecimento; Criança Hospitalizada; Educação Continuada; Ensino; Jogos e Brinquedos

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com