Acessibilidade / Reportar erro

Aspectos que fragilizam o acesso das pessoas com hepatites virais aos serviços de saúdea a O estudo foi extraído da tese de doutorado “Avaliação de acesso aos serviços de atenção às hepatites virais no Estado de Mato Grosso - MT”, de autoria de Josué Souza Gleriano. Orientação da Dra. Lucieli Dias Pedreschi Chaves. Programa de Pós-graduação em Enfermagem Fundamental. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo. Defesa: 2021.

Aspectos que debilitan el acceso de la persona com hepatitis virales a la atención em servicios de salud

Resumo

Objetivo

analisar os aspectos que fragilizam o acesso à atenção às hepatites virais.

Método

pesquisa avaliativa, desenvolvida no Estado de Mato Grosso, com os gestores da Secretaria de Estado de Saúde e os profissionais dos serviços de referência. Para a coleta de dados realizaram-se entrevistas, utilizou-se a Análise de Conteúdo, na vertente temática e, para a discussão as dimensões do modelo de análise de acesso universal aos serviços de saúde.

Resultados

a dimensão política apresenta pouca participação da gestão federal e estadual na proposição de diretrizes, coordenação e pactuação. Na dimensão econômico-social o baixo investimento na rede pública e a dificuldade de fixação de profissionais especialistas. Na dimensão organizacional a regulação do acesso, da assistência e a logística do tratamento sofrem com as barreiras geográficas, além do baixo uso do monitoramento e a avaliação. Na dimensão técnica a pouca formação profissional e a ausência de projeto compartilhado em rede. Na dimensão simbólica os fatores culturais, de crença, valores e subjetividade interferem no acesso.

Conclusão e implicações para a prática

os resultados colaboram para direcionar ações de enfrentamento, almejando alcançar as metas pactuadas para a Agenda 2030.

Palavras-chave:
Assistência Integral à Saúde; Gestão em Saúde; Hepatite Viral Humana; Serviços de Saúde; Sistema Único de Saúde

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com