Acessibilidade / Reportar erro

Práticas educativas para prevenção da intoxicação infantil na Estratégia Saúde da Família

Resumo

Objetivo:

Analisar as práticas educativas realizadas por trabalhadores da equipe da Estratégia Saúde da Família no contexto da intoxicação infantil.

Método:

Pesquisa qualitativa, realizada em julho e agosto de 2016, com 50 trabalhadores de nove equipes da Estratégia Saúde da Família de Maringá-Paraná. Os dados foram coletados por meio de roteiro de entrevistas semiestruturadas e, posteriormente, submetidos à análise de conteúdo temática.

Resultados:

Interpretou-se que houve diferenças nas percepções e vivências uniprofissionais ou multiprofissionais no trabalho com as famílias e no desenvolvimento de atividades preventivas para intoxicação infantil nas diferentes categorias profissionais. As atividades em grupos de educação em saúde foram vistas como aquelas que mais aproximam o trabalhador de saúde do usuário, por meio do diálogo.

Conclusão:

As práticas educativas estavam pautadas em conceitos de primeiros socorros, adotando uma perspectiva curativista, e pouco discutiam a prevenção dos acidentes e intoxicações infantis na perspectiva dialógica.

Palavras-chave:
Saúde da criança; Envenenamento; Atenção Primária à Saúde; Prevenção de acidentes; Educação em saúde; Enfermagem

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com