Acessibilidade / Reportar erro

A experiência de avós no cuidado ao adolescente que consome substâncias psicoativas

Resumo

Objetivo:

Apreender a experiência de avós que cuidam de seus netos que consomem substâncias psicoativas.

Método:

Estudo descritivo, abordagem qualitativa, realizado com cinco avós de dois serviços de saúde de uma cidade do interior paulista. Os dados foram coletados no período de julho 2015 a maio 2016, por meio de entrevista semiestruturada e analisados pela técnica de Análise de Conteúdo Temática. O referencial teórico adotado foi a teoria sistêmica.

Resultados:

As avós reconheceram que os netos usaram drogas quando eles apresentaram mudança de comportamento, o que requereu delas assumirem papel de conselheira e educadora. O processo de envelhecimento e a dificuldade financeira consistiram em limites para o cuidado.

Conclusão e Implicações para a Prática:

As avós sofreram impactos psicossociais, estruturais e organizacionais, o que requer do enfermeiro, em sua prática clínica, aprimorar sua habilidade de facilitador nos processos relacionais entre duas gerações distintas em idade e valores.

Palavras-chave:
Relações familiares; Família; Adolescente; Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias; Avós

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com