Buechel et al. (2022)99 Buechel C, Nehring I, Seifer C, Eber S, Behrends U, Mall V et al. A cross-sectional investigation of psychosocial stress factors in German families with children aged 0–3 years during the COVID-19 pandemic. Child Adolesc Psychiatry Ment Health. 2022;16(1):37. http://doi.org/10.1186/s13034-022-00464-z. PMid:35581664. http://doi.org/10.1186/s13034-022-00464-...
|
Alemanha |
Transversal abordagem quantitativa |
0 a 3 anos |
Investigar a carga pandêmica percebida, o estresse parental e problemas de saúde mental. |
Galbally et al. (2022)1010 Galbally M, Watson S, Lewis A, Van M. Parenting stress, maternal depression and child mental health in a Melbourne cohort before and during the COVID‐19 pandemic. J Paediatr Child Health. 2022;58(11):2051-7. http://doi.org/10.1111/jpc.16155. PMid:36371627. http://doi.org/10.1111/jpc.16155...
|
Austrália |
Observacional coorte abordagem quantitativa |
3 a 4 anos |
Examinar a saúde mental materna e infantil. |
Joo e Lee (2022)1111 Joo YS, Lee WK. Impact of COVID-19-related stress on Preschool Children’s internalizing and externalizing problem behaviors: the indirect effect of mother’s depression and parenting behavior. Child Indic Res. 2022;15(6):2093-113. http://doi.org/10.1007/s12187-022-09946-0. PMid:35702330. http://doi.org/10.1007/s12187-022-09946-...
|
Coreia do Sul |
Transversal abordagem quantitativa |
3 a 5 anos |
Analisar os mecanismos do impacto do estresse da COVID-19 da mãe nos problemas comportamentais das crianças. |
Vet et al. (2021)1212 Vet S, Vrijhof C, Veek S, Pieplenbosch J, Van H, Vermeer H. Child care in times of COVID-19: predictors of distress in dutch children and parents when re-entering center-based child care after a 2-Month Lockdown. Front Psychol. 2021;12:718898. http://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.718898. PMid:34803802. http://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.718898...
|
Holanda |
Transversal abordagem quantitativa |
0 a 4 anos |
Investigar o impacto da pandemia na magnitude do estresse parental e no desenvolvimento socioemocional das crianças. |
Levickis et al. (2022)1313 Levickis P, Murray L, Lee-Pang L, Eadie P, Page J, Lee W et al. Parents’ perspectives of family engagement with early childhood education and care during the COVID-19 pandemic. Early Child Educ J. 2022;1-11. http://doi.org/10.1007/s10643-022-01376-5. PMid:35967912. http://doi.org/10.1007/s10643-022-01376-...
|
Austrália |
Transversal abordagem qualitativa |
1 a 6 anos |
Examinar as perspectivas parentais sobre o envolvimento da família com os serviços de educação e cuidado na primeira infância. |
Chambers et al. (2020)1414 Chambers S, Clarke J, Kipping R, Langford R, Brophy R, Hannam K et al. Parents’ perceptions of children’s emotional well‐being during spring 2020 COVID‐19 restrictions: a qualitative study with parents of young children in england. Child Care Health Dev. 2022;48(6):1071-80. http://doi.org/10.1111/cch.13034. PMid:35839296. http://doi.org/10.1111/cch.13034...
|
Inglaterra |
Transversal de abordagem qualitativa |
3 a 4 anos |
Explorar as percepções parentais sobre o bem-estar emocional das crianças. |
Costa et al. (2022)1515 Costa P, Forni E, Amato I, Sassaki R. Fatores de risco e proteção para o desenvolvimento na primeiríssima infância durante a pandemia por COVID-19. Rev Esc Enferm USP. 2022;56:e20220196. https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2022-0196pt. https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP...
|
Brasil |
Transversal abordagem quantitativa |
0 a 35 meses |
Analisar fatores de risco e proteção para o desenvolvimento das crianças. |
Duguay et al. (2022)1616 Duguay G, Garon-Bissonnette J, Lemieux R, Dubois-Comtois K, Mayrand K, Berthelot N. Socioemotional development in infants of pregnant women during the COVID-19 pandemic: the role of prenatal and postnatal maternal distress. Child Adolesc Psychiatry Ment Health. 2022;16(28):28. http://doi.org/10.1186/s13034-022-00458-x. PMid:35361233. http://doi.org/10.1186/s13034-022-00458-...
|
Canadá |
Longitudinal abordagem quantitativa |
6 a 13 semanas |
Fornecer dados preliminares sobre a contribuição do sofrimento materno pré e pós-natal geral para o desenvolvimento infantil. |
Wu et al. (2021)1717 Wu T, Chen L, Wang Y, Shi H, Niu J, Yin X et al. Effects of SARS-CoV-2 infection during late pregnancy on early childhood development: a prospective cohort study. Front Pediatr. 2021;9:750012. http://doi.org/10.3389/fped.2021.750012. PMid:34888266. http://doi.org/10.3389/fped.2021.750012...
|
China |
Prospectivo observacional de coorte abordagem qualitativa |
0 a 3 meses |
Avaliar os potenciais efeitos diretos e indiretos da infecção por SARS-CoV-2 durante a gravidez no desenvolvimento da primeira infância. |
Vian et al. (2022)1818 Vian F, Amaro R, Pinto S, Brito H, Rodrigues R, Rapazote R et al. O impacto do lockdown nas relações entre os pais portugueses e os seus filhos de 1 a 3 anos durante a Pandemia de COVID-19. Children (Basel). 2022;9(8). http://doi.org/10.3390/children9081124. PMid:36010015. http://doi.org/10.3390/children9081124...
|
Portugal |
Transversal abordagem quantitativa |
1 a 3 anos |
Analisar os impactos que o confinamento teve nas relações parentais. |
Costa et al. (2022)1919 Costa P, Cruz A, Alves A, Rodrigues M, Fergunson R. The impact of the COVID‐19 pandemic on young children and their caregivers. Child Care Health Dev. 2022;48(6):1001-7. http://doi.org/10.1111/cch.12980. PMid:35106795. http://doi.org/10.1111/cch.12980...
|
Brasil |
Transversal abordagem quantitativa |
0 a 5 anos |
Investigar o impacto da pandemia da COVID-19 nos comportamentos das crianças e nas necessidades dos seus cuidadores. |
Di Giorgio et al. (2021)2020 Di Giorgio E, Di Riso D, Mioni G, Cellini N. The interplay between mothers’ and children behavioral and psychological factors during COVID-19: an Italian study. Eur Child Adolesc Psychiatry. 2021;30(9):1401-12. http://doi.org/10.1007/s00787-020-01631-3. PMid:32865654. http://doi.org/10.1007/s00787-020-01631-...
|
Itália |
Transversal abordagem quantitativa |
2 a 5 anos |
Caracterizar as mudanças na qualidade do sono de mães e filhos, experiência subjetiva do tempo, sintomas emocionais e capacidade de autorregulação. |
Dillmann et al. (2022)2121 Dillmann J, Sensoy O, Schwarzer G. Parental perceived stress and its consequences on early social-emotional child development during COVID-19 pandemic. J Early Child Res. 2022;20(4):524-38. http://doi.org/10.1177/1476718X221083423. http://doi.org/10.1177/1476718X221083423...
|
Alemanha |
Transversal abordagem quantitativa |
0 a 37 meses |
Investigar o impacto da pandemia da COVID-19 na magnitude do estresse parental e no comportamento socioemocional das crianças. |
Carrillo et al. (2022)2222 Carrillo L, Rey D, Sierra B, Medina P. Psychological effects associated with preventive isolation by COVID-19 in early childhood in Colombia. Gac Med Caracas. 2022;130(3, Supl. 3). http://doi.org/10.47307/GMC.2022.130.s3.18. http://doi.org/10.47307/GMC.2022.130.s3....
|
Colômbia |
Escopo descritivo abordagem quantitativa |
3 a 6 anos |
Conhecer efeitos emocionais e psicológicos que o isolamento preventivo causou na primeira infância. |
Cassanello et al. (2022)2323 Casanello P, Ruiz-Botia I, Sala-Castellvi P, Martim J, Martinez-Sanchez J, Balaguer A. Comparing infant and toddler sleep patterns prior to and during the first wave of home confinement due to COVID-19 in Spain. Eur J Pediatr. 2022;181(4):1719-25. http://doi.org/10.1007/s00431-022-04376-0. PMid:35028727. http://doi.org/10.1007/s00431-022-04376-...
|
Espanha |
Transversal abordagem quantitativa |
3 a 36 meses |
Comparar duas amostras semelhantes de bebês e crianças pequenas antes e durante o confinamento por COVID-19, para identificar possíveis mudanças no padrão de sono. |
Jáuregui et al. (2022)2424 Jáuregui A, Salvo D, Aguilar-Farias N, Okely A. Movement behaviors during COVID-19 among Latin American/Latino toddlers and pre-schoolers in Chile, Mexico and the US. Sci Rep. 2022;12(1):19156. http://doi.org/10.1038/s41598-022-23850-1. PMid:36351990. http://doi.org/10.1038/s41598-022-23850-...
|
Chile, Estados Unidos e México |
Transversal abordagem quantitativa |
1 a 5 anos |
Examinar as mudanças nos comportamentos de atividade física, sedentário e sono. |
Linnavalli e Kalland (2021)2525 Linnavalli T, Kalland M. Impact of COVID-19 restrictions on the social-emotional wellbeing of preschool children and their families. Educ Sci (Basel). 2021;11(8):435. http://doi.org/10.3390/educsci11080435. http://doi.org/10.3390/educsci11080435...
|
Finlândia |
Transversal abordagem quantitativa |
3 a 5 anos |
Identificar restrições relacionadas à pandemia e como o bem-estar parental se relaciona com o bem-estar dos filhos e como a interrupção da educação infantil afetou o bem-estar mútuo. |
Hendry et al. (2022)2626 Hendry A, Gibson S, Davies C, Gilga T, McGillon M, Gonzalez-Gomez N. Not all babies are in the same boat: exploring the effects of socioeconomic status, parental attitudes, and activities during the 2020 COVID-19 pandemic on early executive functions. Infancy. 2022;27(3):555-81. http://doi.org/10.1111/infa.12460. PMid:35102670. http://doi.org/10.1111/infa.12460...
|
Reino Unido |
Longitudinal abordagem quantitativa |
8 a 36 meses |
Analisar a variação no ambiente doméstico associada às habilidades emergentes das funções executivas das crianças. |
Aguilar-Farias et al. (2021)2727 Aguilar-Farias N, Toledo-Vargas M, Miranda-Marquez S, Cortinez-O’Ryan A, Martino-Fuentealba P, Cristi-Montero C et al. Associations Between Movement Behaviors and Emotional Changes in Toddlers and Preschoolers During Early Stages of the COVID-19 Pandemic in Chile. Front Pediatr. 2021;31(9):667362. http://doi.org/10.3389/fped.2021.667362. PMid:34532302. http://doi.org/10.3389/fped.2021.667362...
|
Chile |
Transversal abordagem quantitativa |
1 a 5 anos |
Avaliar associações entre mudanças nos comportamentos de movimento (atividade física, tempo de tela e sono) e mudanças emocionais das crianças. |
Glynn et al. (2021)2828 Glynn L, Davis E, Luby J, Baram T, Sandman C. A predictable home environment may protect child mental health during the COVID-19 pandemic. Neurobiol Stress. 2021;58(11):100291. http://doi.org/10.1016/j.ynstr.2020.100291. PMid:33532520. http://doi.org/10.1016/j.ynstr.2020.1002...
|
Estados Unidos |
Longitudinal abordagem quantitativa |
2 anos e 6 meses a 6 anos |
Investigar sintomas de saúde mental em pré-escolares e testar a hipótese de que a manutenção das rotinas familiares serve como fator de proteção para a saúde mental das crianças. |
Watts e Pattnaik (2022)2929 Watts R, Pattnaik J. Perspectives of parents and teachers on the impact of the COVID-19 Pandemic on Children’s socio-emotional well-being. Early Child Educ J. 2022;1-12. http://doi.org/10.1007/s10643-022-01405-3. PMid:36285153. http://doi.org/10.1007/s10643-022-01405-...
|
Estados Unidos |
Transversal abordagem qualitativa |
4 a 5 anos |
Explorar as perspectivas de professores e pais no impacto no desenvolvimento das habilidades práticas, social e emocional das crianças. |
Fitzpatrick et al. (2022)3030 Fitzpatric C, Almeida M, Harvey E, Garon-Carrier G, Berrigan F, Asbridge M. An examination of bedtime media and excessive screen time by Canadian preschoolers during the COVID-19 pandemic. BMC Pediatr. 2022;22(1):212. http://doi.org/10.1186/s12887-022-03280-8. PMid:35436899. http://doi.org/10.1186/s12887-022-03280-...
|
Canadá |
Transversal abordagem quantitativa |
2 a 5 anos |
Identificar o uso de mídia digital por crianças pequenas. |