Acessibilidade / Reportar erro

Saúde digital à luz da filosofia contemporânea

Salud digital a la luz de la filosofía contemporánea

Resumo

Objetivo

discutir as questões relacionadas ao conceito de saúde digital, e de que modo a área da saúde tem se associado à evolução tecnológica e aos novos paradigmas para o cuidado, à luz de alguns pensadores da Filosofia contemporânea.

Método

trata-se de um ensaio teórico-filosófico.

Resultados

Michel Foucault destacou o papel das estruturas de poder na saúde digital, alertando para o potencial de vigilância e do controle social. Por outro lado, Pierre Lévy e Mário Bunge enfatizaram a importância da tecnologia na Enfermagem, ressaltando seus benefícios e desafios na busca por soluções adequadas e éticas.

Considerações finais e implicações para a prática

a saúde digital emerge como um terreno de conflitos e possibilidades, em que os avanços tecnológicos trazem consigo tanto as potencialidades transformadoras, quanto os riscos à privacidade, à autonomia e à qualidade do cuidado. A abordagem filosófica é essencial para questionar o desenvolvimento tecnológico em saúde, especialmente na Enfermagem, de maneira ética, profunda e consciente.

Palavras-chave:
Enfermagem; Filosofia; Saúde; Tecnologias da Informação; Telemedicina

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com