Acessibilidade / Reportar erro

Cumprimento às precauções-padrão por profissionais de enfermagem no atendimento de alta complexidade

Resumo

Objetivo:

Avaliar o cumprimento às Precauções-Padrão (PP) por profissionais de enfermagem de unidades de alta complexidade.

Métodos:

Estudo quantitativo, descritivo e transversal, realizado em um hospital público brasileiro, entre janeiro e março de 2017. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de um instrumento, com variáveis demográficas e profissionais e a versão brasileira da Compliance with Standard Precautions Scale (CSPS-PB). Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva e inferencial no software IBM SPSS®.

Resultados:

Participaram 148 profissionais de enfermagem. A taxa de cumprimento às PP foi de 65,0%. Houve diferença estatística significativa apenas com relação à categoria profissional (p<0,001).

Conclusão e implicações para a prática:

O cumprimento às PP pelos profissionais de enfermagem foi abaixo do esperado e houve associação dos escores médios de cumprimento às PP apenas para a categoria profissional. Esses resultados podem contribuir para direcionar estratégias de incentivo a adesão às PP, melhorando, assim, a segurança dos profissionais e do paciente.

Palavras-chaves:
Enfermagem; Exposição ocupacional; Precauções universais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com