Resumo
Objetivo:
Conhecer de que modo a participação do acadêmico de enfermagem no grupo de gestantes e casais grávidos contribui para seu processo de formação e atuação profissional.
Método:
Estudo qualitativo, descritivo e exploratório. Coleta de dados utilizando entrevistas individuais e semiestruturadas no ano de 2017, com alunos de enfermagem, bolsistas de extensão, em um grupo de gestantes e casais grávidos desenvolvido em um hospital-escola do Sul do Brasil. As entrevistas geraram áudios analisados através da proposta operativa de Minayo.
Resultados:
A análise explanou os motivos que levam o bolsista a se candidatar a vaga de extensão, a percepção do acadêmico de enfermagem sobre o grupo de gestantes, a contribuição da vivência da extensão para a vida acadêmica e profissional.
Conclusão:
A extensão tem impacto positivo na vida do graduando, auxiliando tanto nas disciplinas curriculares quanto após a formação acadêmica.
Palavras-chave:
Educação em enfermagem; Relações Comunidade-Instituição; Saúde da mulher; Estudantes de Enfermagem