Acessibilidade / Reportar erro

Fatores facilitadores e limitadores da atuação das enfermeiras no controle da COVID-19 na assistência ao parto

Factores facilitadores y limitantes para el papel del enfermero en el control de la COVID-19 en la atención del parto

Resumo

Objetivo

discutir os fatores facilitadores e limitadores da atuação das enfermeiras no controle da COVID-19 na assistência ao parto.

Métodos

estudo descritivo e qualitativo, com 20 enfermeiras obstétricas de serviços públicos do estado do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados de maio a julho de 2021, por entrevistas semiestruturadas, e submetidos à análise de conteúdo temática.

Resultados

como fatores facilitadores, têm-se: instalações físicas e recursos que proporcionam o uso individualizado; implementação de protocolos; reorganização do uso de ambientes coletivos; e preferência por cuidados que não requerem instrumentos ou a presença contínua da enfermeira. Como limitadores, apontam-se: a alta demanda assistencial; acomodações restritas e ventilação inadequada; carência de recursos; resistência ao uso de máscara; dificuldades das enfermeiras em manter o distanciamento físico nos cuidados; e incremento de práticas intervencionistas entre determinados profissionais.

Conclusões e implicações para a prática

serviços que passaram por adequações nos ambientes, com recursos disponíveis, corresponsabilização acerca das medidas sanitárias e onde as enfermeiras obstétricas modificaram seu processo de cuidar, apresentam melhores condições para proteger a saúde e mitigar a transmissão da COVID-19, com atenção à ambiência, humanização e aos direitos das mulheres no parto.

Palavras-chave:
COVID-19; Enfermeiras Obstétricas; Humanização da Assistência; Maternidade; Parto Normal

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com