A. Relação entre alunos e alunas |
1. Desenhar a distribuição de meninas e meninos na sala de aula (...) |
Desenhar a distribuição de meninas e meninos na sala de aula (...) |
Dibuja la distribución de niñas y niños en el aula. Puede utilizar A para las niñas y O para los niños. |
3. Observação das interações no recreio |
Observação das interações no recreio |
Observe las interacciones en el recreo |
3-g) Há observado demonstrações afetivas concretas entre: 1. Presente A/O: S N 2. Intensidade: M P (*a, b, c, d, e) |
Observam-se demonstrações afetivas concretas entre: 1. (...) 2. Intensidade: (...) N (*... f, g) |
¿Has observado muestras afectivas concretas entre: 1. Presente A/O: S N 2. Intensidad: M P (*a, b, c, d, e, f, g) |
3-j) Que tipo de agressões acontecem nas brigas: verbais ou físicas. A-O, O-O, A-A. Outras observações |
Que tipo de agressões acontece nas brigas: verbais2 ou físicas3. A-O, O-O, A-A. Outras observações. 2Insultos, xingamento, apelido perjorativo ou outro. 3Golpe, empurrão, beliscão, mordidas, chute, soco ou outro.
|
Qué tipo de agresiones ocurren en las riñas: verbales2 o físicas3. A-O, O-O, A-A. Otras observaciones. 2Ofensas, insultos, apodos u otra). 3Golpe, empujones, pellizcos, mordidas, patadas, u otras. |
B. Atitude dos(as) professores(as) para com os(as) alunos(as) |
1. Com relação ao tom de voz que usam ao dirigir-se aos seus alunos e alunasO/A ___ Forte ___ Suave |
Com relação ao tom de voz4 (...) D/S 4Mudança da entonação da voz para cima [forte] e para baixo [suave]
|
Con relación al tono de voz4 que usan para dirigirse a los alumnos y alumnas O/A -Fuerte - Suave Cambios en la entonación de la voz para encima [fuerte] y para abajo [suave] |
2. (observar) se as respostas afetivas respostas afetivas (caricias, palavras amáveis, expressões positivas) são mais abundantes quando são dirigidas: __ O ___ A __ Am |
Avaliar/observar se as respostas (...) |
Sobre las respuestas afectivas (abrazos, palabras amables, expresiones positivas) de niños y niñas. Son más expresivas cuando se dirigen:
__ O ___ A __ Am |
4. Quando se dirigem a seus alunos(as) utilizam o gênero: ___ masculino genérico ___ masculino e feminino |
Quando se dirigem ao grupo, utiliza a expressão: Menino, menina, crianças, Outros (especificar)
|
Cuándo se dirigen al grupo, utiliza la expresión: Niño, Niña, Otros (especificar) |
5. Existe diferenças nos castigos que se aplicam aos seus alunos(as)? S N N/A |
Observe se há aplicação de medidas disciplinares aos/as alunos/as? S N (Caso a resposta seja SIM, responda o item a). a) Existe diferença nas medidas disciplinares aplicadas a meninos e meninas? S N (Caso a resposta seja SIM, responda: Quais?
|
¿Observe si hay aplicación de medidas disciplinarias a los/as alumnos/as? S N En caso a respuesta sea SI, observar las diferencia en las medidas disciplinares aplicadas entre A/O |
C. Atitude dos(as) alunos(as) para com os(as) professores(as) |
1. São mais comunicativos quando se dirigem ao(a) professor(ra): __ O ___ A __ Am |
Sem modificação |
Sem modificação |
4. O reforço positivo é mais efetivo com: __ O ___ A __ Am. Observaçoes finais |
Sem modificação |
Sem modificação |
Observações finais: |
Sem modificação |
Sem modificação |
Legenda Os textos em itálico foram acréscimos ao instrumento Presente: S – Si/Sim N – No/Não N/O – Não Observado/No Observado Intensidad/Intensidade: M – Mucha/Muita(o) P – Poca/Pouca/o N – Nenhuma NA – No se aplica/Não se aplica Códigos:1 A=abraços, PA=palavras amáveis, EP= expressões positivas, TS=toque suave, TF=toque forte, O=outras.
D/S= Depende da situação
|
(*a, b, c, d, e, f, g) a. Niños y niñas/Meninos e meninas b. Niños y niños/Meninos e meninos c. Niñas y niñas/Meninas e meninas d. Niños y profesor(a) Meninos e professor(a) e. Niñas y profesor(a)/ Meninas e professor(a) f. Meninos e outras pessoas da escola (Inspetor, coordenador, diretor y outras)/(Niños y otras persona de la escuela (Director, subdirector y otras) g. Meninas e outras pessoas da escola (Inspetor, coordenador, diretor y outras)/(Niña y otras persona de la escuela (Director, subdirector y otras)
|