Resumo
Objetivo:
Analisar o entendimento dos enfermeiros sobre o ensino da liderança na graduação e o seu exercício no ambiente hospitalar.
Método:
Estudo qualitativo, descritivo e exploratório. Participaram 37 enfermeiros que atuam em um hospital público no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e categorizados segundo o método de Análise Temática, com auxílio do software Nvivo.
Resultados:
Os enfermeiros entendem a liderança como competência profissional e mencionaram aspectos positivos acerca da formação da liderança na graduação relacionada à significativa abordagem teórica disponibilizada pelos docentes de enfermagem. A instituição hospitalar oferece pouco suporte teórico-prático sobre liderança.
Considerações finais:
O ensino da liderança durante a graduação requer abordagem transversal, bem como estratégias de educação permanente que potencializem o exercício da liderança no ambiente hospitalar.
Palavras-chave:
Liderança; Enfermagem; Educação em Enfermagem; Serviços de Saúde