Acessibilidade / Reportar erro

Assistência de enfermeiros a crianças em cuidados paliativos: estudo à luz da teoria de Jean Watson

Asistencia de enfermeros a niños en cuidados paliativos: un estudio a la luz de la teoría de Jean Watson

Resumo

Objetivo

Compreender a assistência de enfermeiros a crianças com câncer em cuidados paliativos à luz da Teoria de Jean Watson.

Método

Estudo qualitativo, tendo como referencial a teoria de Jean Watson, realizado com dez enfermeiros assistenciais de um hospital de referência em câncer de João Pessoa, PB. A coleta do material empírico ocorreu entre outubro e dezembro de 2020, por meio da técnica de entrevista semiestruturada, posteriormente analisado sob a Técnica de Análise de Conteúdo.

Resultados

Os depoimentos dos enfermeiros trouxeram reflexões contundentes acerca dos conhecimentos no campo da enfermagem oncológica, com ênfase na assistência a crianças em cuidados paliativos, uma vez que as estratégias implementadas neste cenário são coerentes com a Teoria de Jean Watson, pautada nos elementos contidos no Processo Clinical Caritas.

Conclusão e Implicações para a prática

A atuação dos enfermeiros a partir de uma assistência humanizada, com o escopo na promoção de conforto e alívio da dor e nas práticas dialógicas, lúdicas e transpessoais, é imprescindível neste processo de doença. Deste modo, as estratégias identificadas poderão contribuir para a prática clínica de enfermeiros ao cuidar de crianças com câncer em cuidados paliativos, fundamentada na Teoria de Jean Watson.

Palavras-chave:
Cuidados Paliativos; Criança; Neoplasia; Enfermagem; Teoria de Enfermagem

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com